Financiamento Imobiliário

Qual a diferença entre as tabelas SAC e PRICE?

Para você que está planejando um financiamento imobiliário, antes de tudo, é importante compreender as diferenças entre as tabelas SAC e PRICE. De modo geral, essas são duas formas de pagar pelo crédito solicitado ao banco e que impactam de maneiras diferentes nas prestações.

Antes mesmo de assinar qualquer contrato, é fundamental ter bem claro as diferenças entre a tabela SAC e a tabela PRICE. Até mesmo porque, depois de contratado o tipo de plano, as parcelas farão parte de todo o período de pagamento.

O que significa Tabelas PRICE e SAC?

O termo Tabela PRICE (também conhecido como Sistema Francês) é um dos métodos usados para calcular a maneira de parcelamento de um crédito, como ocorre no financiamento imobiliário.

Nesse caso, o valor das parcelas é o mesmo do início ao fim do período de pagamento, ou seja, o valor que se paga na primeira parcela será igual ao valor de pagamento da última parcela.

Já o termo SAC significa Sistema de Amortização Constante, esse sistema tem como característica a diminuição do valor das prestações com o tempo.

Além de serem diferentes com relação às parcelas, os dois métodos também incidem de maneira específica no saldo devedor, sendo que, na tabela Price, a redução ocorre de forma mais lenta, enquanto na SAC acontece de forma mais rápida. 

Ainda falando das diferenças, outro ponto importante é que ao final do prazo, os juros da tabela Price são maiores do que os juros da tabela SAC.

Como funciona a amortização na SAC ou na PRICE

O termo amortização significa o quanto se paga da dívida feita com o banco independentemente dos juros.
Na tabela SAC, conforme as parcelas são pagas, o desconto da dívida ocorre de forma constante.

Dessa forma, se sua dívida é R$ 200.000,00, e o pagamento programado para ser feito em 20 meses, a cada mês é amortizado 10% (R$ 20.000,00), até zerar todo o saldo devedor

Por outro lado, no sistema Price, os valores das parcelas são iguais sempre. Sendo que a variação incide em relação à amortização da dívida em cada período, apresentando desconto um pouco menor no começo do intervalo de pagamento e aumentando com o passar do tempo.

Diferença nas parcelas

Uma das principais diferenças entre as tabelas é em relação ao valor das parcelas pagas. Na PRICE, o valor da parcela é o mesmo ao longo de todo o tempo, a primeira parcela e todas as outras têm o mesmo valor.

Na tabela PRICE os juros de todo o período já são calculados a fim de fazer o preço da parcela serem iguais durante todo o tempo de pagamento.

Já na SAC, a amortização da dívida é constante, sem levar em conta os juros atrelados. Consequentemente, as primeiras parcelas têm um peso maior, que vai diminuindo ao longo do período de pagamento. 

Mas então, qual a melhor opção?

O que devemos ter em mente é que cada método será melhor dependendo da situação financeira do tomador de crédito.

Um exemplo é o fato de ser esperado que o indivíduo não tenha um aumento de renda considerável ao longo do tempo. Nesse caso, é melhor o sistema SAC, uma vez que a amortização é constante. Ao longo do tempo, portanto, vai diminuindo o valor real dessas prestações.

Por outro lado, mesmo que a tabela SAC tenha parcelas maiores, a amortização é maior. Assim, quanto menor for o saldo devedor, menor será a incidência de juros. Por isso, não existe resposta correta para essa pergunta. Afinal, cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Principais vantagens da tabela SAC
  • Valor das parcelas decrescente, ou seja, conforme o tempo passa, você paga menos a cada mês;
  • Os juros são menores se for considerado o período todo, visto que a amortização da dívida é maior.
Desvantagens
  • Os juros e a amortização podem sofrer variações por conta das mudanças no mercado;
  • Mesmo que seja difícil acontecer, existe a possibilidade do valor da próxima parcela ser maior do que o da anterior;
  • Devido as altas parcelas no início, a SAC é indicada para quem tem uma renda maior.
Principais vantagens da tabela PRICE
  • O pagamento das parcelas é menor no começo do plano;
  • Como a taxa é fixa, as oscilações econômicas, alta de juros, recessão e outras questões, afetam menos a parcela;
  • Possibilidade de oferecer prazos maiores para o pagamento do financiamento, o que é perfeito para quem não tem muito recurso no momento de comprar o imóvel.
Desvantagens
  • Como o saldo devedor é abatido de forma mais lenta, demora um pouco mais para efetuar a amortização;
  • Geralmente, o sistema Price é indicado para financiamentos de automóveis e para quem tem uma fonte de renda mais estável.

O que considerar antes de escolher?

De um modo geral, os bancos preferem a tabela SAC à Price. Isso porque o maior pagamento da dívida ocorre no inicio do período. Então pela tabela SAC é maior o fluxo de caixa para o próprio banco realizar suas operações e investir esse dinheiro em aplicações de maior rendimento.

Lembrando que a taxa do crédito imobiliário é uma das mais baratas do mercado, o que não traz um rendimento tão grande para a instituição financeira. Ele é mais usado para gerar uma relação de fidelidade com o cliente, uma vez que os prazos são longos e há oportunidades de oferta de outros produtos financeiros.

Então muitas instituições costumam cobrar taxas menores para a tabela SAC a fim de incentivar seu uso.

Considere fazer bons comparativos antes da escolha entre SAC e Price. A SAC dá a sensação de que quitação do saldo devedor de forma mais rápida, já a PRICE pode ser melhor opção para quem precise de prazos maiores.

Tendo o texto acima como material para sua consultas, o ideal é escolher entre a tabela que melhor atende sua necessidade no momento.

Está com dúvidas ainda? Consulte nossos especialistas em Crédito Imobiliário e faça seu financiamento de forma gratuita e descomplicada. (11) 9.6846-3103